SANTARÉM

PARÁ

BRASIL

resultado final

conheça os premiados!

CATEGORIA SÊNIOR

1. Fernando José dos Santos Sousa

NOME ARTÍSTICO: Fernando Santos – RJ

Fernando Santos, começou seu contato com o violão as 14 anos, por intermédio de amigos e familiares. Sempre de forma livre e um pouco autodidata. Começou a tocar profissionalmente aos 18 anos nos bares de Niterói e Rio de Janeiro.

Participou de master class com Marco Pereira e Turíbio Santos.

Sempre atuando na cultura, participou de apresentações solo e duo. Em 2003 se apresentou com show solo
de violão, “Melodias Brasileiras”, em diversos teatros e espaços culturais de Niterói e Rio de Janeiro, dentre eles, Teatro da Uff, Solar do Jambeiro, Sesc São Gonçalo e diversos outros.

Fez parte do trio de MPB, Língua Ferina. E hoje atua no Trio Mangalô.

 

2. Paulo Renato Lourenço

NOME ARTÍSTICO: Paulo Renato SP

Bacharel em Violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música.

Participou de festivais, seminários e encontros violonísticos como: Seminário de violão Souza Lima, Encontro internacional de violonistas em Tatuí e Festival de Música de Ourinhos.

Em 2018 gravou seu primeiro CD solo chamado “Recital”, patrocinado pelo grupo “Violão&Violão”. Atualmente realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Projeto Guri, onde também atua como professor e regente do grupo de referência (GR) camerata de violões.

 

CATEGORIA JOVEM VIOLONISTA

1. Leonardo Araújo Alves

NOME ARTÍSTICO: Leonardo Araújo – BH

Leonardo Araujo Alves é bacharel em música/
violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, da classe do professor Fernando Araújo. Participou de workshops e masterclasses de grandes referências do violão, como Mario Ulloa, Turíbio Santos, José Antonio Escobar (Chile), Gilson Antunes, Guilherme Vincens, Eduardo Isaac (Argentina), Carlos Barbosa-Lima, Goran Krivokapic (Montenegro), Odair Assad, Aliéksey Vianna, Tom Petterson (EUA). Atua como solista e camerista. Dentre seus principais projetos, trabalhou em duo com o violonista Anderson Reis, foi integrante do Quarteto de Violões Horizontes e do grupo Batuque Cello. Com esse último lançou o álbum Alumiado, em 2018.

 

2. Natanael Carvalho Barbosa Neto

NOME ARTÍSTICO: Natanel Carvalho – MG

Iniciou os estudos com o violão em Junho de 2021
( 07/2021 ) por conta própria, quando descobriu o universo do violão solo. Desde então vem estudando sozinho, a procura de ser um concertista de violão de 7 cordas, e construir UM legado dentro desta trajetória.